Secretário da POPF visita Região Norte e impulsiona Projeto Igreja-Irmãs e formação

Entre os dias 16 e 20 de maio, o Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Padre Genilson Sousa, esteve em visita à Região Norte do Brasil. Durante sua agenda na Arquidiocese de Porto Velho, o sacerdote encontrou-se com padres da Diocese de Nazaré (PE) que atuam na Amazônia por meio do projeto Igreja-Irmãs e participou de atividades no Seminário Maior local.

No Seminário Maior da Arquidiocese de Porto Velho, Pe. Genilson participou da celebração eucarística e da liturgia das horas. Aproveitou a ocasião para reforçar o convite aos seminaristas para o Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, agendado para julho na Arquidiocese de Teresina (PI). O evento é uma iniciativa apoiada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), com articulação da secretaria nacional da Pontifícia União Missionária e do Conselho Missionário Nacional de Seminaristas (COMISE Brasil).

Um momento significativo da visita foi o encontro com os padres da Diocese de Nazaré que servem na Arquidiocese de Porto Velho. O objetivo foi expressar proximidade aos missionários que, embora distantes geograficamente de seu clero e familiares, demonstram “grande abertura e ardor missionário além fronteiras, tendo como força maior o reino de Deus pela força do Espírito”, conforme destacou Pe. Genilson.

A parceria missionária entre a Arquidiocese de Porto Velho e a Diocese de Nazaré, no âmbito do projeto Igreja-Irmãs, teve início em 2021. Ao longo desses anos, diversos presbíteros e seminaristas – alguns já ordenados – participaram da missão. Atualmente, a equipe é composta pelo Padre Elias Roque, em Machadinho do Oeste-RO desde 2021, e pelos Padres Magno Anacleto e José Edson Alexandre, além do seminarista Rafael Gustavo Sérgio de Sousa, que realiza sua etapa de síntese pastoral. Em Cujubim-RO, atuam o Padre José Falcão e o seminarista Kennedy Briam dos Santos Ferreira, também em síntese pastoral.

O projeto Igreja-Irmãs foi estabelecido em 1972 como um sinal de cooperação missionária entre as Igrejas locais, visando apoiar dioceses com necessidades materiais, de formação e no envio de missionários (presbíteros, leigos e leigas). Recentemente, a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou um documento que reitera o compromisso missionário de cooperação entre as Igrejas no Brasil. O projeto busca estimular a partilha da fé, dons da graça, experiências pastorais, recursos humanos e financeiros como gesto concreto de caridade cristã.

Outras notícias