Visita Missionária ao seminário Propedêutico da diocese de Estância (SE)

No dia 07 de maio, Pe. Genilson Sousa, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, visitou o seminário propedêutico da diocese de Estância, no estado de Sergipe, junto ao Coordenador do COMIRE, Pe. José Adielmo.

Atualmente, o seminário acolhe os seminaristas da diocese e da diocese de Paulo Afonso (BA). É um período de preparação para os que vão ingressar nas etapas seguintes das etapas formativas. Nessa etapa formativa é sempre bom ajudar os seminaristas no discernimento vocacional missionário. Para isso, as reflexões, orações, vida fraterna, o serviço pastoral, são fundamentais e a consciência missionária é de suma importância na vida dos formandos.

Nessa atenção, que o padre Genilson Sousa visitou e partilhou sobre a missão das Pontifícias Obras Missionárias nas dioceses, como colaboradoras da animação de todo o povo de Deus no serviço evangelizador, na Igreja local e na sintonia com toda a Igreja. Ele apresentou as iniciativas das Obras no passado e como hoje estão a serviço de todo povo de Deus, especial, no Brasil.

Ele destacou os três aspectos das vidas missionárias: Oração, Estilo de vida e solidariedade. No seminário é ocasião oportuna de rezar por todos nós, pela nossa perseverança, mais também, de estarmos unidos com Deus e com toda a humanidade. Esta etapa formativa faz cada um a si doar, colocar a sua vida a serviço do Reino. E, dessa forma, sermos solidários com todas as pessoas.

Por fim, o padre Genilson falou sobre o Conselho Missionário de Seminarista-COMISE, bem como, as atividades das Obras missionárias, que cada um pode apoiar nas paróquias. Mesmo não tendo o Conselho Missionário no seminário propedêutico que, é uma passagem, os seminaristas podem também refletir sobre as temáticas do mês missionário e tomar consciência de que estão sendo formados para a Igreja local e para toda a Igreja na sua universalidade.

Outras notícias