Juventude Missionária do Amazonas realiza encontro virtual

No dia 03 de agosto aconteceu o encontro virtual com a coordenação estadual da Juventude Missionária (JM) do Estado do Amazonas. O encontro começou com a partilha sobre a caminha da JM  no Amazonas em suas várias realidades e com seus desafios. Em seguida tratou da importância da presença da Juventude Missionária no Setor Juventude Arquidiocesano e no Setor Juventude do Regional N1, sobre a presença ativa no Conselho Missionário diocesano e regional, como também apresentando junto aos conselhos suas atividades e solicitações.

Foi lembrada a Jornada do Jovem Missionário que acontece todo o ano, por sinal foi trabalhada por alguns grupos. Ela deve ser apresentada e motivada pela coordenação estadual aos coordenadores diocesanos ou de base. Como gesto concreto da Jornada, a JM coopera na comunhão com todos os grupos de base para uma realidade além-fronteiras, através da Corrente Solidária. Os jovens podem realizar várias ações criativas para cooperar com a Corrente: doações, convite a amigos e a outros grupos, venda de lanches, entre outras atividades. A Corrente Solidária começa a ser partilhada no mês de maio e vai até o mês de julho de cada ano.

A coordenação estadual deve também motivar os coordenadores diocesanos para que os grupos de base nas paróquias, tomem consciência de que são jovens participantes na vida paroquial e diocesana. Assim, trabalhar o senso de responsabilidade diocesana e paroquial dos jovens da JM nos serviços, na animação e no apoio material. Que cada jovem possa ajudar materialmente com o dízimo na sua comunidade. Para isso, é necessário que cada diocese organize as suas coordenações diocesanas, possibilitando acompanhamento, apoio às iniciativas em cada diocese. Desse modo, a coordenação estadual ficou com a responsabilidade de facilitar tanto a visita ou mesmo apoio em cada diocese nas suas condições.

Devido a algumas dificuldade no planejamento da ação missionária Sem Fronteira estadual, que deveria acontecer este ano, o secretário nacional da POPF, Pe. Genilson Sousa, pediu para articular pequenas ações diocesanas ainda este ano que amadurecesse a ação estadual. Assim a coordenação foi convidada a motivar ações em Coari, mantendo a ação este ano em nível diocesano, em Borba e em Manaus. Tendo em vista uma ação estadual em 2025, nos 20 anos da JM no Brasil, ela poderá ser apoiada, pensada na sintonia com os conselhos missionários – COMIDIs e COMIRE – e na comunhão com a CNBB N1, sem esquecer a presença de representação do setor juventude.

Estiveram presentes neste encontro virtual a coordenação estadual da JM do Amazonas, assessores de Manaus, Borba e Alto Solimões. Também participou o padre coordenador do COMIRE N1, Pe. Guttemberg e o Pe. Genilson Sousa, secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Por fim, aconteceu as partilhas das atividades formativas em Alto Solimões, nas diocese de Borba e a importância dos representantes organizarem o envio de Jovens do Amazonas para a Sem Fronteiras Nacional, que acontecerá de 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, em Recife (PE), macro região Nordeste.

Outras notícias