Iniciativa do Coletivo Mulheres do Sol, que atua com jovens em situação de vulnerabilidade, será beneficiada por campanha da Juventude Missionária e Famílias Missionárias.
O projeto Filhos das Mulheres do Sol com o Despertar da Esperança, desenvolvido no Sol Nascente (DF), foi escolhido como destinatário das doações da Corrente Solidária 2025, ação anual promovida pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, por meio da Juventude Missionária e das Famílias Missionárias.
A iniciativa atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo rodas de conversa, aulas de violão e capoeira em um espaço seguro, acolhedor e educativo. O objetivo é promover a formação cidadã, fortalecer laços comunitários e ampliar as perspectivas de futuro dos participantes, filhos das mulheres que integram o Coletivo Mulheres do Sol.
Criado em 2022, o Coletivo atua com cerca de 60 mulheres voluntárias, sob coordenação das irmãs da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado. Em 2024, com doações e trabalho voluntário, o grupo inaugurou sua sede na comunidade e deu início a projetos de impacto social, como a cozinha solidária, que atualmente distribui cerca de 500 refeições semanais para famílias em situação de insegurança alimentar.
A escolha do projeto pelo programa missionário representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido no Sol Nascente, região marcada por graves carências sociais e considerada a segunda maior favela do Brasil, segundo o Censo 2022.
Crescimento expressivo nas doações
As doações da Corrente Solidária tiveram um aumento de 59% em 2024, totalizando R$ 18.889,26, valor recorde na história da campanha. Em anos anteriores, os recursos foram destinados a iniciativas missionárias no Brasil e no exterior, como o projeto Oratório Raio de Sol (MT), o Abrindo Horizontes (Angola), e ações em Myanmar e no Amazonas durante a pandemia.
Inspirada na obra da beata Paulina Jaricot (1799–1862), fundadora da Propagação da Fé, a Corrente Solidária promove a união entre oração e solidariedade concreta, incentivando jovens, famílias, idosos e enfermos missionários a formar redes de apoio que contribuem com a missão além-fronteiras.
Como funciona a Corrente Solidária
A campanha funciona por meio da mobilização de grupos que rezam e arrecadam doações. Cada participante convida outras cinco pessoas para se tornarem “missionários solidários”, que também assumem o compromisso de rezar e divulgar a ação. As contribuições são organizadas localmente e repassadas à Pontifícia Obra da Propagação da Fé, que escolhe anualmente um projeto para receber os recursos arrecadados.
Com a chegada da Corrente Solidária ao Coletivo Mulheres do Sol, a expectativa é ampliar o alcance do projeto, garantindo continuidade e qualidade às ações com os jovens do Sol Nascente. “É um sinal de esperança que atravessa fronteiras e chega até nós por meio da fé, da solidariedade e do compromisso com os mais vulneráveis”, afirma a coordenadora do projeto, irmã Marly Quermes.
Doações podem ser realizadas para a conta das Pontifícias Obras Missionárias:
Banco do Brasil
Agência: 3413-4
Conta Corrente: 170703-5
PIX (chave celular) 61 999792022
CNPJ 506684410001-34