Nos dias 16, 17 e 18 de maio, a Diocese de Palmeira dos Índios (AL) acolheu jovens missionários de diversas paróquias de todo o estado de Alagoas para a realização do Congresso Estadual da Juventude Missionária em comemoração aos 20 anos da JM no Brasil. O encontro aconteceu na cidade de Jacaré dos Homens, região sudoeste do Estado.
O congresso teve como objetivo celebrar duas décadas de caminhada da Juventude Missionária no país, reforçando a identidade e o compromisso evangelizador dos jovens com a missão Ad Gentes. Durante os três dias, os participantes vivenciaram plenárias e oficinas formativas que aprofundaram o papel da Juventude Missionária como sinal de esperança entre os povos através do seu serviço de evangelização. Também foram realizados momentos de espiritualidade, partilha e animação missionária, promovendo a integração entre os grupos e fortalecendo a articulação estadual da JM.
“Celebrar os 20 anos da Juventude Missionária é reconhecer a dedicação e o amor de todos que fizeram e continuam fazendo parte dessa história, os que já passaram, os que hoje caminham conosco e os que estão sendo preparados com oração e carinho para continuar a missão. Ser jovem missionário é abraçar uma identidade marcada pela solidariedade, alegria e compromisso com o Evangelho. É com esse entusiasmo que seguimos tornando Cristo conhecido e amado. Esses 20 anos são apenas o começo de uma longa e frutífera jornada missionária.”, destacou Wanessa Soares, coordenadora estadual da JM no estado de Alagoas.
A programação incluiu ainda momentos culturais, adoração eucarística e uma missa de encerramento, renovando o ardor missionário dos participantes para continuar a missão em suas comunidades.