O Conselho Missionário Regional realizou nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, na Arquidiocese de São José do Rio Preto (SP), o 42° Congresso Estadual Missionário, que contou com a presença de 5 grupos de JM existentes no estado sendo eles das dioceses de: Bragança Paulista, São José dos Campos, São João da Boa Vista e das Arquidioceses de Ribeirão Preto e a local de São José do Rio Preto. Estiveram presentes também, Assessores e membros da IAM, das Famílias Missionárias, seminaristas, padres, religiosos, religiosas, diáconos e lideranças leigas de todo o estado, chegando a 200 congressistas.
Neste ano o objeto deste congresso foi o aprofundamento da Carta para o Dia Mundial das Missões, escrita pelo nosso querido e amado Papa Francisco. Quem assessorou este congresso e colaborou com o aprofundamento da carta, foi a irmã Eliane Costa Santana, da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, assessora da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Para encerramos o dia de sábado rezamos o terço missionário luminoso e no domingo fechamos o congresso com chave de ouro com a realização de visitas, em um bairro próximo ao centro da cidade, no qual moram muitas pessoas idosas.
O Jovem João Prado da diocese de São João da Boa Vista e seu grupo do sub regional Ribeirão Preto, destacaram em um dos momentos deste congresso que: “para sermos missionários da esperança, principalmente em terras paulistas, precisamos, ter dois importantes pilares: A escuta e o testemunho, pois diante de tantas pluralidades, em São Paulo, no Brasil e no mundo, devemos ir muito além de ajudar materialmente, precisamos escutar a as pessoas que estão em situações de rua, os jovens que estão perdidos, pessoas que buscam preencher o espaço de Deus com tantas outras coisas… mas devemos nos manter firmes na oração, no discernimento na união entre essas pastorais junto com as POM, vivendo a sinodalidade, e a missão em comunidade”.