Nos dias 22 a 24 de agosto, a Ir. Rosângela, secretária da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POF), conduziu uma formação diocesana que reacendeu o ardor missionário de jovens de diversos grupos de base no Amapá. O evento, realizado no Mosteiro Santa Verônica Giuliani, em Macapá, incentivou os participantes a aprimorarem suas atividades e a se dedicarem à missão ad gentes, que é a evangelização de povos e culturas. Além disso, a formação buscou fortalecer a corrente de solidariedade para o próximo ano.
O principal objetivo da formação foi ajudar os jovens a superarem o medo de evangelizar, aprofundando seu conhecimento sobre o amor de Deus e a missão da Santíssima Trindade. A mensagem central destacou que a missão de resgatar e salvar a humanidade, iniciada pelo Pai e continuada pelo Filho e pelo Espírito Santo, se realiza no mundo com a participação dos fiéis.
O encontro teve como tema “Fundamentos de missiologia: fazendo boas missões na Amazônia” e como lema “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio” (João 22:21). Ao longo das atividades, os jovens foram desafiados a despertar o espírito missionário inerente ao seu batismo. A presença e o testemunho das Irmãs Clarissas Capuchinhas, responsáveis pelo mosteiro, foram um ponto alto do encontro, nutrindo a espiritualidade dos participantes. Uma das mensagens mais marcantes transmitidas foi “Eu SOU a missão”.
Gabriel Santos, um dos jovens da Juventude Missionária, compartilhou suas impressões: “Vendo a realidade de outros lugares, a gente pensa que nossa situação está ruim, mas comparada a outras realidades, nós estamos muito bem”. Ele destacou um momento de reflexão: “Teve o momento do deserto que mostrou que o silêncio também pode ser uma resposta”. Gabriel concluiu com uma lição importante: “O aprendizado é constante, mas ele só acontece para aqueles que se interessam”. A formação reforçou a importância da dedicação e do esforço contínuo na jornada de fé e missão.