A JM da Diocese de Iguatu realizou, nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 18 de fevereiro de 2026, a Via-Sacra Missionária com o tema: “Fraternidade e Moradia”. Iniciando o período quaresmal, refletimos sobre o Cristo que veio morar entre nós (João 1,14). Nos passos de Jesus no caminho da cruz, meditamos sobre o Cristo presente nos irmãos sem teto, em situação de rua e sem moradia digna. Na espera da Páscoa que se aproxima, que as famílias possam ter um lar para a celebração da vida, com direitos fundamentais garantidos.
A JM realizou a Via-Sacra no Santuário Mãe Rainha, em Cariús, no caminho da Casa da Mãe. Refletimos e pedimos por todos os seus filhos que não têm onde morar, para que possam encontrar esperança nos corações despertados pelo amor de seu Filho por nós, a fim de transformar essa realidade e restaurar o lar das famílias, as Igrejas Domésticas.
Nessa peregrinação matinal, com o clima chuvoso, pudemos refletir também sobre o bem que a chuva faz, principalmente à nossa vegetação, e como uma bênção pode se tornar transtorno para aqueles que não têm proteção contra ela: as famílias em situação de rua.
Segundo Thiago, coordenador estadual da JM do Ceará, é tradição na Diocese de Iguatu que a JM da Paróquia de Cariús realize, na Quarta-feira de Cinzas, a abertura do período quaresmal com a Via-Sacra Missionária, trazendo sempre a temática da Campanha da Fraternidade. Refletir sobre a condição de moradia é refletir sobre um direito fundamental e sagrado, onde habita a família, principal destinatária da missão, Igreja doméstica e lugar onde brotam as vocações missionárias.