No dia 04 de março, os representantes das Famílias Missionárias de vários estados reuniram-se de forma virtual com o secretário da Obra da Propagação da Fé, Pe. Genilson Sousa. O encontro tratou sobre a vindo dos representantes para tratar e refletir sobre o processo de Atualização das Pontifícias Obras Missionárias, sua missão e serviço junto à Igreja do Brasil, como também os Conselhos Missionários, em Brasília nos dias 08 a 10 de março.
Na dinâmica do encontro foi apresentado algumas iniciativas pelos responsáveis dos eixos da formação e da animação missionária das FM. Pe. Genilson apresentou uma proposta aos participantes sobre a possibilidade de organizar um momento formativos todos os anos com os grupos. A ideia é que todos abracem juntos uma temática seguindo as áreas integradas, na espiritualidade, compromisso, ligando à temática do mês missionário, celebrando o mês da Obra em maio na sintonia com as outras atividades da Propagação da Fé.
Ainda sobre a caminhada da atividade nas dioceses, o assessor disse que as famílias sempre trabalhassem e continuassem na consciência missionária inserida na comunidade local. Sobre o compromisso material, indicou que as partilhas mensais fossem o compromisso com o dízimo na comunidade onde estão inseridas as famílias. No entanto, dois compromissos materiais além-fronteiras que as FM são chamadas a viver: a partilha no mês de maio através da Corrente Solidária, que este ano será enviado ao País de Chade, na África, ao projeto das irmãs Xaverianas e, em outubro, motivar o compromisso de todo povo de Deus na oração e a coleta para o fundo mundial de solidariedade missionária.
Pe. Genilson falou sobre o apoio financeiro que não foi enviado este ano aos representantes por se tratar ainda de uma articulação diocesana. Ainda sobre isso, falou da importância de trabalhar, refletir junto aos conselhos missionários sobre a responsabilidade com as Obras, em especial, conhecendo a atividade das Famílias Missionárias. Por fim, o secretário propôs que os membros seguissem os encontros virtuais a cada dois meses, ficando indicado o próximo encontro para o dia 06 de maio.