No dia 1º de agosto, Pe. Genilson Sousa, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), visitou a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e esteve reunido com o Pe. Antônio Gomes, da Comissão para a Juventude, Ir. Eliane Costa, da Comissão para a Ação Missionária, e Jardel Neves Lopes, do CEFEP, numa partilha harmonioso que pode abrir caminhos sinodais, tendo em vista a perspectiva missionária nas diversas expressões juvenis e na vida dos jovens do Brasil.
Refletir e partilhar iniciativas existentes que ajudem cada vez mais uma caminhada missionária de uma forma interligada, participativa e em comunhão. O encontro possibilitou uma apresentação da Juventude Missionária do Brasil, as suas atividades e compromissos. Contemplou o plano de ação da juventude e as várias atividades juvenis em ações missionárias, como a missão jovem na Amazônia da CNBB, CRB e a Sem Fronteiras da JM.
“Esse foi um primeiro contato que nos ajuda a pensar melhor as estratégias e meios de melhor criar a cultura e consciência missionária em nossos jovens, incluindo-os nas próximas atividades. Esse caminho aberto tem como intuição a possibilidade de um segundo Congresso Missionário nacional para as juventudes. O primeiro aconteceu em Brasília organizado pelas Obras Missionárias, em 2020, durante os 15 anos da Juventude Missionária no Brasil. Agora a proposta é pensar um processo significativo onde seja ampliado um percurso sinodal em que todas as forças jovens se interliguem, não tendo a missão como um pilar, mas com parte integradora da vida dos discípulos missionários e da vida eclesial, onde cada jovem é uma missão de Deus neste mundo. Todos discípulos missionários enviados como sal e luz do mundo, não isolados, mas na comunhão e participação tendo como protagonista o Espírito Santo”, destacou o secretário da POPF.