JM realiza encontro com Coordenadores Estaduais para planejamento

No dia 26 de fevereiro, os coordenadores estaduais da Juventude Missionária se reuniram virtualmente para o primeiro encontro do ano. A reunião seguiu uma pauta comum, que incluiu acolhida, partilhas dos estados, novidades na secretaria da Obra da Propagação da Fé e oração final. Assim se deu o encontro estadual deste mês.

O secretário nacional da Obra, Pe. Genilson Sousa, fez a acolhida das lideranças dos estados: AL, SE, BA, ES, RJ, SP, PR, MT, AM, AP, MA, RN, PB, PE, MG, PA e SC. Também estiveram presentes alguns representantes estaduais que participaram pela primeira vez. Destacou-se ainda a participação do assessor William, que articula atividades juvenis com os jovens das escolas do Carisma do Verbo Divino, congregação missionária presente em vários países. O objetivo desse diálogo é aproximar as atividades dos jovens verbitas da Obra da Propagação da Fé no Brasil.

No momento de partilha, os representantes dos estados do Paraná, Alagoas, Rio de Janeiro e Amazonas apresentaram suas iniciativas estaduais. O Paraná destacou a formação com assessores e participantes veteranos do estado, em um processo de escuta e compromisso com a Juventude Missionária estadual. Alagoas enfatizou a realização da X Ação Missionária Sem Fronteiras, ocorrida na cidade de Marechal Deodoro, na Arquidiocese de Maceió, com a presença das três dioceses do estado. O Rio de Janeiro, em celebração aos 20 anos da Juventude Missionária no Brasil, promoveu o 1º Congresso Regional da JM na cidade de Valença. Já o Amazonas realizou a 1ª Ação Missionária Sem Fronteiras Diocesana de Borba, na cidade de Novo Aripuanã. Além disso, o estado está organizando a Assembleia Estadual, que acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Manaus.

O Pe. Genilson deu continuidade à dinâmica do encontro, abordando o destino da Corrente Solidária 2025, que será direcionada ao Brasil e ao projeto “Filhos do Coletivo das Mulheres do Sol – Despertar da Esperança”. As responsáveis pelo projeto são as Irmãs da Congregação Jesus Crucificado, da Comunidade Sol Nascente, em Ceilândia (Arquidiocese de Brasília – DF), na Região Centro-Oeste. A Corrente Solidária faz parte do compromisso dos grupos de base em todo o Brasil.

Também foi anunciado o tema da Jornada do Jovem Missionário (JJM): “Jovens, Missionários da Esperança”, com o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). Após a vivência da JJM, os grupos de base deverão enviar suas partilhas sobre a Corrente para as Pontifícias Obras Missionárias. O material da jornada será lançado em abril, e o envio das partilhas deverá ocorrer a partir de junho.

Foi ainda apresentado o projeto “POM em Saída”, com suas implicações e novidades para a Obra da Propagação da Fé e suas atividades. Entre as iniciativas de planejamento para os próximos cinco anos, destaca-se o Congresso Missionário para as Juventudes, previsto para 2027. Após a apresentação do projeto, foi divulgada a nova bandeira da JM, que em breve poderá ser adquirida na Loja POM.

Por fim, foi anunciada a chegada da nova secretária da Obra da Propagação da Fé, prevista para junho deste ano. O encontro foi encerrado com a oração do Ano Jubilar e uma prece pelo Papa Francisco.

Outras notícias