Juventude Missionária do estado de São Paulo realiza encontro de articulação

Nos dias 01 a 03 de dezembro, a Juventude Missionária do Estado de São Paulo se reuniu para o encontro de articulação estadual. O encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, na cidade de Louveira – Diocese de Jundiaí, e contou com a participação de representantes das dioceses de Guarulhos, São José do Rio Preto, Bragança Paulista e Jundiaí.

Durante o encontro, os participantes avaliaram a caminhada da JM na realidade estadual, os desafios, as dificuldades e o retorno de algumas iniciativas. Também foi a ocasião para aprofundar a espiritualidade do seguimento a Jesus. Para um olhar comprometido, os jovens e assessores reunidos em grupos aprofundaram a mensagem do Papa para o dia mundial das missões sobre “corações ardentes, pés a caminho” e destacaram em suas partilhas: a Palavra de Deus, a eucaristia e os pobres, e por fim o anúncio alegre a todas as pessoas, missão da juventude missionária.

Neste caminho formativo, os participantes refletiram sobre como poderiam contribuir melhor para que a Obra da Propagação da Fé, as Pontifícias Obras Missionárias, as dioceses de São Paulo e a própria Juventude Missionária pudesse estar mais presentes. Os jovens partilharam sobre a preocupação e dinamismo em levar a atividade a outras comunidades, paróquias e dioceses; trabalhar em parceria com os conselhos missionários existentes nos seus mais diversos níveis e com a Infância e Adolescência Missionária do Estado; animar os grupos de base na vivência das 4 áreas integradas; a formação de novos grupos; compromisso mensal da corrente solidária na partilha ad gentes; promover experiências missionárias sem fronteiras diocesanas e estaduais; produzir vídeos de divulgação e tantas outras atividades.

O encontro teve seu momento celebrativo com a oração do terço missionário. Na ocasião os participantes rezaram pelas realidades das guerras na Ucrânia, África e palestina; questões climáticas; pela tragédia ecológica em Maceió; pelos povos indígenas, pessoas em situação de rua e por todos os missionários do mundo.

No dia 3, dia de São Francisco Xavier, os jovens e assessores participaram da celebração eucarística do primeiro domingo do advento. A celebração foi presidida pelo padre Genilson Sousa, secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. No final da celebração foi feito a benção de envio de duas missionárias: a jovem Giovana, da Diocese de Bragança Paulista; e a assessora Vanilda, que irão participar da VI Sem Fronteiras, experiência missionária promovida pela Juventude Missionária do Brasil junto à Obra da Propagação da Fé, que ocorrerá de 5 a 14 de janeiro de 2024, em Manaus – AM. Também foram enviados os novos membros da equipe de articulação da JM do estado de São Paulo, que é composta pelos jovens: Vitória Fernandes, Giovana Falsarela, Caio Stocco e Heloísa Silva; e pelos assessores: Ir. Hozana Alves (fmsi), Ir. Luciene Sousa (fp) e o jovem Raphael Euzebio.

Essa equipe de articulação quer caminhar junto às demais forças missionárias existentes, com a igreja local e com todas as juventudes das suas realidades, de uma forma dialogal e de escuta, e assim, vivenciar a espiritualidade sinodal que o Papa Francisco tanto tem falado.

O encontro encerrou com uma pequena visita missionária às famílias; com a construção do planejamento para o ano seguinte com os articuladores; partilhas das visitas e divulgação da data e local da ação missionária estadual 2024. Além disso, foram feitos os agradecimentos: às irmãs Franciscanas de Louveira; ao padre Rafael – Pároco; ao COMIDI de Jundiaí; ao Bispo diocesano; a equipe organizadora: Caio, Giovana e Júlio, que estavam à frente da organização.

O encontro foi um verdadeiro momento de integração e vivência dos jovens da juventude missionária estadual na oração, sacrifício (estilo de vida) e solidariedade missionária.

Outras notícias