Juventude Missionária realiza formação na Diocese de Borba (AM)

Nos dias 13 e 14 de setembro, a Juventude Missionária realizou a formação missionária na Diocese de Borba (AM), Regional Norte 1 da CNBB. A formação aconteceu em três Foranias: São Mateus – Distrito de Canumã, São Marcos – Borba, e São Lucas – Novo Aripuanã, e teve como objetivo fortalecer a fé, a vida em comunidade, a caminhada missionária local e a sua universalidade nos jovens.

O encontro contou com a articulação da assessora Diocesana da JM, irmã Silvana Pauletti, das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, tendo a presença da coordenação estadual da IAM Halana Jessica de Lima Lobato e assessora da JM no estado, Caio Eduardo Oliveira Barbosa da equipe de coordenação estadual da JM do Amazonas e o Pe. Genilson Sousa, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Nos lugares formativos foram proporcionados aos jovens conhecerem as Pontifícias Obras Missionárias como serviço missionário em toda a Igreja, o serviço voltado aos jovens através do JM no Brasil, o perfil, o carisma, a espiritualidade, a missão, o tripé, a metodologia, vida em grupo e suas diversas atividades. O encontro de formação teve como temática “Juventude Testemunha do Cristo ressuscitado” e o lema “Ide, convidai todos ao banquete” (Mt. 22,9). Foram chamados a vivenciar o compromisso do discipulado com o Mestre Jesus, que nos envia a ser testemunhas do Cristo Ressuscitado da esperança.

A formação possibilitou a visita do secretário a sede da diocese, onde na oportunidade conversou com bispo diocesano, Dom Zenildo Pereira da Silva , o coordenador de Pastoral Pe. Jair Vieira Alves. Ainda presidiu a Celebração Eucarística nos festejos de Nossa Senhora das Dores, na paróquia de Cristo Rei, e também de São Sebastião da Paróquia Santo Antônio.

Ir. Silvana, destaca que foi de suma importância a formação da JM, tornando assim mais conhecida, tendo maior aprofundamento e dando oportunidade para a juventude cada vez mais assumir o compromisso e a ousadia de seguir o Mestre Jesus, sendo missionário e missionária na Igreja. “Gratidão, aos assessores por esse momento tão importante em nossa Diocese”.

A atividade da JM vem sendo bem acolhida nesta diocese como serviço juvenil a todas as comunidades. Essa proposta, deve ser sal e luz para os demais grupos juvenis que possam caminhar juntos e em sinodalidade eclesial numa perspectiva local sem esquecer a comunhão e participação com toda igreja na sua universalidade.

Outras notícias